Comitê de Inovação Tecnológica apresenta balanço em reunião na Reitoria

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu em seu gabinete, na tarde de quinta-feira (27), integrantes do Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT), vinculado à Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC. O coordenador da CIT, Prof. Rodrigo Porto, apresentou breve balanço do setor nos últimos anos (2016-2019).

Entre os avanços, Porto destacou a reestruturação de recursos humanos da Coordenadoria, o mapeamento e padronização de processos, a reformulação da política de inovação da UFC, a nova página da CIT e o primeiro produto licenciado pela Universidade, o Natchup.

Segundo o coordenador, os avanços devem ser entendidos dentro de um “ecossistema de inovação” implantado recentemente na UFC, no qual estão inseridos, por exemplo, o Parque Tecnológico (PARTEC), o Centro de Empreendedorismo (CEMP) e os núcleos de inovação nos campi do interior do Estado.

“Também olhamos para frente e abrimos ponto de continuidade dessa evolução, como sugestão para a próxima gestão”, disse o coordenador, citando a aplicação de futuros royalties de licenciamentos em pesquisas e inovação na Universidade, a consolidação do PARTEC, a criação de uma vitrine tecnológica (que seria um site dinâmico para expor ao setor produtivo, em linguagem mais acessível, as pesquisas desenvolvidas na UFC) e a ampliação do quadro de pessoal da CIT.

Atualmente, há na Universidade cerca de 230 pedidos de patente registrados na CIT. A maior parte é oriunda das ciências agrárias (34,88%), seguida pela área de ciência básica (29,77%), tecnologia (18,60%) e saúde (13,49%). Outras áreas respondem por 3,26% dos registros.

O reitor Henry Campos enfatizou o processo que permitiu à Universidade tornar-se uma das instituições brasileiras que mais depositam patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele destacou a importância da política de inovação tecnológica da UFC. “Essa política é um documento que nos permitiu dar passos mais avançados”, disse o reitor, acrescentando que, juntamente com a cultura do empreendedorismo, a inovação tecnológica acaba mudando, inclusive, a feição dos cursos de graduação, que tendem a estar mais sintonizados com as necessidades sociais e de mercado, indo além da produção acadêmica.

Ja o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA), Cláudio Ricardo, afirmou que os avanços da UFC em inovação tecnológica, sobretudo com o PARTEC, têm grande potencial de impacto positivo na própria economia da cidade, “que está tomando para si a tecnologia como vertente econômica”.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Tecnológica – fone: (85) 3366 9170