Português

Comunicado: Medidas de contigência

19 de março de 2020

Prezado(a) Sr(a). Diretor(a) e Sr.(a). Coordenador(a),

Solicitamos dar ampla divulgação ao comunicado do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, logo abaixo, na íntegra, acerca das medidas de contingência adotadas pela PRPPG no cenário atual.


Prezado(a) Sr(a). Diretor(a) / Coordenador(a) de Programa de Pós-Graduação,

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) vem, em atenção às deliberações do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19, expressas no Provimento n. 02/CONSUNI, de 16/03/2020, emitir as seguintes orientações a toda a comunidade integrante das atividades de pós-graduação e pesquisa na UFC:

1. Recomenda-se a adoção, no que for possível, de atividades não presenciais, em conformidade com o que foi estabelecido pelo Provimento;

2. Determina-se que defesas de dissertações e teses, suas qualificações, atividades didáticas, de pesquisa e de orientação – ou quaisquer outras atividades que a estas se assemelham – devam ocorrer, preferencialmente, por meio de videoconferência e sem convidados presenciais;

3. O calendário acadêmico continua mantido.

Esta Pró-Reitoria se compromete a consultar as agências de fomento sobre a possível flexibilização de prazos que dizem respeito a bolsas, acordos, projetos, dentre outros. Tão logo tenhamos algo oficial destes órgãos, repassaremos de imediato. Nesse meio tempo, sugerimos o acompanhamento estrito das recomendações do Provimento supracitado.

Quanto às funções administrativas locais, a PRPPG, de acordo com as determinações do Provimento, já vinha reduzindo suas as atividades.

A partir de amanhã, 18/03/2020, considerando o ofício circular n. 3/2020/PROGEP, de 17/03/2020, encontra-se suspenso todo o atendimento presencial ao público na PRPPG, salvo imperiosa necessidade. O contato está restrito a mensagens de e-mail.

Contamos com sua compreensão e colaboração para tentarmos conter, o mais rapidamente possível, a propagação desse vírus.

Estas orientações poderão ser reavaliadas a qualquer momento, conforme a evolução da situação da pandemia.

Certos de contarmos com sua compreensão, agradecemos antecipadamente!

Atenciosamente,

Prof. Jorge Herbert Soares de Lira
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação