Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação comemora 50 anos nesta sexta-feira (16)

Em solenidade que ocorre nesta sexta-feira (16), a Universidade Federal do Ceará comemora os 50 anos de criação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A celebração começa a partir das 9h30min, com a recepção de convidados pelo Quarteto de Cordas da Casa de Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A cerimônia oficial está marcada para as 10h no auditório da PRPPG, localizado no bloco 848 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n), em Fortaleza. Na ocasião, serão homenageados os pró-reitores e ex-pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, bem como servidores técnico-administrativos com 10, 20 e 30 anos de dedicação à UFC.

Haverá ainda o descerramento das placas de 50 anos da PRPPG e de reinauguração do prédio que sedia a pró-reitoria. Na galeria de pró-reitores, será feita a aposição do retrato do Prof. Gil de Aquino Farias, que esteve à frente da PRPPG de 2007 a 2015.

Criada em 13 de março de 1969, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem por finalidade programar, orientar, coordenar e supervisionar as atividades de pesquisa, de pós-graduação e de capacitação de recursos humanos na UFC. Em meio século de existência, a pró-reitoria vem atuando para garantir a excelência da UFC em pesquisa e inovação.

No ano passado, por exemplo, a PRPPG lançou a marca UFC Inova já com o licenciamento do Natchup, primeiro produto inteiramente desenvolvido na UFC que já está disponível no mercado. A pós-graduação na Universidade também é destaque. Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada em 2017, os programas de Física, Matemática e Engenharia Civil (Recursos Hídricos) receberam nota máxima, indicando excelência internacional.

Fonte: Waltenusia Ferreira, assessora de Cadastro e Reconhecimento de Títulos da PRPPG – e-mail: waltenusia@ufc.br