TropFir Conquista a América no Concurso da PepsiCo

A proposta do produto TropFir desenvolvida por estudantes do Núcleo de Estudos em Laticínios, do curso de Engenharia de Alimentos, selecionada dentre 5106 propostas oriundas de 41 países, venceu a competição internacional Eco Desafio 10, de Talento e Inovação das Américas (TIC Americas) organizada pela PepsiCo e a YABT, na categoria nutrição.

O discente Francisco Augusto Oliveira vivenciou a experiência da final do Eco Desafio ocorrida de 23 a 25 de junho de 2019, em Medellín, onde apresentou a proposta do TropFir para diversas autoridades de Estado da Colômbia e da diretoria da PepsiCo América Latina. Ele representou a equipe composta também pelos alunos Nhaiara Monteiro, Fernando Eugênio Teixeira, Alana Uchoa e Samara Patrício, pelas técnicas do Laboratório de Laticínios Francisca Lívia e Gizele Almada e coordenada pela professora do Departamento de Engenharia de Alimentos Juliane Döering Gasparin Carvalho.

O TropFir, leite fermentado por grãos de kefir, exibiu como diferencial a matéria-prima (leite de cabra) empregada, a funcionalidade dos microrganismos e a adição de polpas de frutos tropicais, respondendo às demandas do contexto local e regional.
Neste sentido, o TropFir se enquadrou perfeitamente à categoria nutrição do Eco Desafio por possibilitar o aumento ao acesso a alimentos e bebidas saudáveis, com preços acessíveis e que apoiam positivamente à nutrição das populações de baixa renda, especialmente nas áreas rurais. Assim, o prêmio em dinheiro veio de Medellín para UFC a fim de tornar a proposta do TropFir em negócio sustentável.