UFCInova nos Encontros Universitários 2020

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFC realizou a live “Inovação e transferência de tecnologia: como a propriedade intelectual pode ser ferramenta estratégica na conexão universidade-empresa”. A transmissão se deu por meio da plataforma Google Meet e teve como facilitadores os servidores da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova).

A proposta da live era apresentar alguns conceitos relacionados aos processos de patentes de invenção e aos fluxos administrativos para viabilizar esses depósitos pela UFC no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). De acordo com a diretora da Divisão de Apoio à Propriedade Intelectual, Lívia Lima, nos últimos anos tem havido um estímulo para a área de patentes e inovação tecnológica. O tempo médio de concessão de uma carta-patente pelo INPI caiu de 10 para 5 anos, e a proposta é que diminua ainda mais, para entre 2 e 4 anos.

“A proteção patentária está em tudo à nossa volta, desde um copo a um mouse, é uma patente a partir do momento em que é criado. Um site ou um e-commerce provavelmente já foi registrado como propriedade intelectual. A partir do patenteamento, o mundo inteiro consegue mapear e ver as tendências de mercado”, explicou Lívia Lima.

Imagem: Print de tela da palestra "Inovação e Transferência de Tecnologia: Como a Propriedade Intelectual pode ser ferramenta estratégica na conexão Universidade-Empresa

Para a titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica, Ana Carolina Matos, um dos principais meios de interação entre a universidade e o setor produtivo se dá no campo da transferência tecnológica. Nesse âmbito, a pesquisa qualificada pode “baixar os muros da universidade, gerar empreendedorismo, receitas e impactar a sociedade, a região e o País”. Como recentes cases de sucesso de patentes e licenciamento de tecnologias da UFC, a coordenadora citou o molho à base de beterraba, abóbora e acerola (Natchup), as aplicações médicas da pele de tilápia e o capacete de respiração assistida Elmo, parceria da UFC com um conjunto de instituições.

“O escopo da UFC é gerar conhecimento através do ensino, da pesquisa e da extensão. Através do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), uma empresa pode se aproximar da Universidade. As parcerias acontecem e são duradouras, fazendo com que haja um ganho para as empresas com conhecimento científico, de know-how, de solução de problemas. Nossos alunos voltam capacitados para o mercado de trabalho e os cursos de pós-graduação aumentam suas notas, com artigos científicos qualificados”, ponderou a coordenadora.

Fonte: Comissão Executiva dos Encontros Universitários 2020 ‒ e-mail: encontrosuniversitarios2020@ufc.br